Nome |
Carga Horária |
Conteúdo Programático |
Experiência |
Formação |
Introdução a Qualidade e Produtividade
|
16h |
Qualidade Definição Evolução da qualidade
Princípios da gestão da qualidade Foco no cliente Liderança Engajamento das pessoas Abordagem de processos Tomada de decisão baseado em evidências Melhoria Gestão de relacionamentos Métodos e Ferramentas da Qualidade Definição e Aplicabilidade PDCA MASP Histograma Brainstorming Fluxograma de processos Diagrama de Pareto Diagrama de Ishikawa CEP 5W2H Folha de verificação Diagrama de dispersão
Filosofia Lean Definição e importância Mindset Pilares Etapas Preparação Coleta Intervenção Monitoramento Encerramento Ferramentas Diagrama espaguete Cronoanálise Takt-time Cadeia de valores Mapa de fluxo de valor
Visão Sistêmica Conceito Microcosmo e macrocosmo Pensamento sistêmico
Estrutura organizacional Formal e informal Funções e responsabilidades Organização das funções, informações e recursos
6.4 Sistema de Comunicação
|
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Introdução a Indústria 4.0
|
24h |
Histórico da evolução industrial 1ª Revolução Industrial Mecanização dos processos 2ª Revolução Industrial A eletricidade O petróleo 3ª Revolução Industrial A energia nuclear A automação 4ª Revolução Industrial Digitalização das informações Utilização dos dados Tecnologias Habilitadoras Definições e aplicações Big Data Robótica Avançada Segurança Digital Internet das Coisas (IoT) Computação em Nuvem Manufatura Aditiva Manufatura Digital Integração de Sistemas Inovação Definição e características Inovação x Invenção Importância Tipos Incremental Disruptiva Impactos Visão sistêmica Elementos da organização Articulação entre elementos da organização Pensamento sistêmico Raciocínio Lógico Dedução Indução Abdução Comportamento Inovador Postura Investigativa Mentalidade de Crescimento (Growth Mindset) Curiosidade 6.4 Motivação Pessoal |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Introdução ao Desenvolvimento de Projetos
|
12h |
Projetos Definição Tipos Características Fases Concepção (ideação, Pesquisa de anterioridade e Registros e patentes) Fundamentação Planejamento Viabilidade Execução Resultados Apresentação Normas técnicas relacionadas a projetos Métodos de Desenvolvimento de projeto Método indutivo Método dedutivo Método hipotético-dedutivo Método dialético Formulação de hipóteses e perguntas Argumentação Colaboração Comunicação Postura Investigativa 5.Estratégias de Resolução de problema |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Introdução a Tecnologia da Informação e Comunicação
|
40h |
Elementos da Comunicação Emissor; Receptor Mensagem Canal Ruído Código Feedback Níveis de Fala Linguagem culta Linguagem técnica Jargão Características Comunicação Identificação de textos técnicos Relatórios Atas Memorandos Resumos Textos Técnicos Definição Tipos e exemplos Normas aplicáveis para redação (ex.: ABNT, ISO, IEEE, ANSI…) Interpretação Informática Fundamentos de hardware Identificação de componentes Identificação de processadores e periféricos Sistema Operacional Tipos Fundamentos e funções Barra de ferramentas Utilização de periféricos Organização de arquivos (Pastas) Pesquisa de arquivos e diretórios Área de trabalho Compactação de arquivos Software de escritório Editor de Textos Tipos Formatação Configuração de páginas Importação de figuras e objetos Inserção de tabelas e gráficos Arquivamentos Controles de exibição Correção ortográfica e dicionário Recuos, tabulação, parágrafos, espaçamentos e margens Marcadores e numeradores Bordas e sombreamento Colunas Controle de alterações Impressão Editor de Planilhas Eletrônicas Funções básicas e suas finalidades Linhas, colunas e endereços de células Formatação de células Configuração de páginas Inserção de fórmulas básicas Classificação e filtro de dados Gráficos, quadros e tabelas Impressão Editor de Apresentações Funções básicas e suas finalidades Tipos Formatação Configuração de páginas Importação de figuras e objetos Inserção de tabelas e gráficos Arquivamentos Controles de exibição Criação de apresentações em slides e vídeos Recursos multimídia de apoio a apresentações e vídeos Internet (World Wide Web) Políticas de uso Navegadores Sites de busca Download e gravação de arquivos Correio eletrônico Direitos autorais (citação de fontes de consulta) Armazenamento e compartilhamento em nuvem Segurança da Informação Definição dos pilares da Segurança da Informação Reconhecer Leis vigentes a segurança da informação Tipos de golpes na internet Contas e Senhas Navegação segura na internet Backup Códigos maliciosos (Malware) Comunicação em equipes de trabalho Dinâmica do trabalho em equipe Busca de consenso 9.3 Gestão de Conflitos |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Sustentabilidade nos processos industriais
|
8h |
Desenvolvimento Sustentável Meio Ambiente Definição Relação entre Homem e o meio ambiente Recursos Naturais Definição Renováveis Não renováveis Sustentabilidade Definição Pilares Políticas e Programas Produção e consumo inteligente Uso racional de recursos e fontes de energia Poluição Industrial Definição Resíduos Industriais Caracterização Classificação Destinação Ações de prevenção da Poluição Industrial Redução Reciclagem Reuso Tratamento Disposição Alternativas para prevenção da poluição Ciclo de Vida (Definição e Fases) Logística Reversa (Definição e Objetivo) Produção mais limpa (Definição e Fases) Economia Circular (Definição e Princípios) Organização de ambientes de trabalho Princípios de organização Organização de ferramentas e instrumentos: formas, importância Organização do espaço de trabalho 3.4 Conceitos de organização e disciplina no trabalho: tempo, compromisso e atividades |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Desenho Técnico para Projetos de Construção Civil
|
70h |
Projetos de Construção Civil Representados pelo Desenho Técnico (Manual e CAD): Tipos, Características e Finalidades Específicas Projeto Arquitetônico Projeto Executivo Projeto de Fundações Projeto e instalações elétricas Projeto de instalações hidrossanitárias Projeto de prevenção contra incêndio Projeto estrutural Projeto de Formas Projeto de As Built Projetos de Coberturas Coleta de Dados para a Elaboração de Desenhos de Projetos de Construção Civil Princípios aplicados à coleta de dados Referências que orientam a coleta de dados Métodos e técnicas aplicadas à coleta de dados Fontes de coleta de dados Normas Aplicadas ao Desenho Técnico Sistema de Medidas para a Elaboração de Desenhos Técnicos Sistema internacional de unidades de medida Conversão de unidades de medida Desenho Manual Papéis para desenho Tipos Dobramento em relação ao formato Grafite Tipos Emprego Linhas Tipos Espessuras Utilização Caligrafia técnica Largura das linhas para a escrita Traçado de caracteres – proporções Instrumentos de desenho manual Lapiseiras Canetas Réguas Gabaritos Escalímetro Esquadros Escala Definição Tipos Perspectiva: cavaleira, cônica e cilíndrica (definições gerais) Perspectiva isométrica Definição Ângulos Eixos isométricos Representação Desenho Projetivo Projeção ortogonal: representação de figuras e sólidos geométricos em três planos Cotagem de desenho técnico Definição Elementos Simbologia Simbologias e legendas do desenho técnico – construção civil: significado e representação Sequência de etapas do desenho técnico Métodos e técnicas de desenho Como usar hachuras Apresentação da Folha para Desenho Folha de Desenho e Leiaute e Dimensões Dobramento de Cópia Desenho CAD Softwares de Desenho Assistido por Computador Tipos de software Ferramentas de software CAD Uso de software CAD na elaboração de desenhos para projetos de construção civil Desenho de Projetos de Construção Civil Plantas Baixas Conceituação Elementos do desenho Representação do desenho Layout fixo Cortes: Longitudinal, Transversal Conceituação Posicionamento dos cortes Elementos do desenho Representação do desenho Fachadas (elevações) Conceituação Elementos do desenho Representação do desenho Planta de Locação ou Implantação Conceituação Elementos do desenho Representação do desenho Plantas de Situação ou Localização Conceituação Elementos do desenho Representação do desenho Organização e Arquivamento de Desenhos Técnicos de Projetos de Construção Civil Organização de arquivos físicos Organização de arquivos digitais Trabalho em Equipe Conceitos de grupo, equipe e time O relacionamento com colegas de equipe Responsabilidades individuais e coletivas no trabalho em equipe Cooperação Engajamento Divisão de papéis e responsabilidades O papel das normas e acordos coletivos Compromisso com objetivos e metas |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Fundamentos da Topografia
|
50h |
Topografia Definição Tipos de levantamentos topográficos Planimétrico Altimétrico Planialtimétrico Normalização Técnica Método de nivelamento Altimetria Planimetria Perfis Topográficos Topologia Representação do relevo Noções de Aerofotogrametria Definição Conceitos fundamentais Tipos Equipamentos, Ferramentas e Instrumentos de Topografia Tipos Funções Aplicações Aplicativos Computacionais para a Coleta de Dados e Elaboração de Projetos Topográficos Levantamentos Topográficos Princípios Referências Métodos Técnicas Meios empregados no levantamento de dados topográficos Cálculos em levantamentos topográficos Normas Aplicadas a Levantamentos Topográficos NBR 13133 – Execução de levantamento topográfico NBR 14166 – Rede de Referência Cadastral Municipal Projetos Topográficos Definição Tipos Aplicação Leitura e interpretação Organização e Disciplina no Trabalho Princípios de organização do trabalho: Organização do Tempo; Organização de Compromissos; Organização de Atividades; A organização do local de trabalho |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Processos de Construção de Edificações
|
148h |
Sistemas Construtivos Empregados na Construção Civil - Conceitos Processos convencionais: alvenaria racionalizada; concreto moldado in loco; construções em madeira; ... Métodos Modernos de Construção: Drywall; Light Steel Frame; Wood Frame; Steel Deck; Parece de Concreto; ... Etapas de Construção de uma Edificação Instalações Provisórias Locação de Obra Fundações e/ou Infraestrutura Estruturas e/ou Superestrutura Vedações Instalações Revestimentos Esquadrias e Ferragens Louças e Metais Pinturas Cobertura Canteiro de Obras Definição Elementos constituintes de canteiro, conforme Normas Regulamentadoras Estocagem e armazenamento de materiais Procedimentos no canteiro de obras Organização e limpeza Aspectos ambientais inerentes Normas e leis pertinentes à execução de obras de edificações Norma de desempenho de edificações Uso de EPI e EPC e cuidado no trabalho em altura Necessidade de conservação, manutenção preventiva e corretiva de equipamentos Controle de desperdícios Indicadores de produtividade Consulta aos projetos de edificações no canteiro Materiais Empregados na Construção Civil - Edificações Tipos, características, propriedades físicas e químicas e aplicações Cimento Areia Pedra Brita Madeira Aços e telas Blocos e tijolos Cal Argamassas Gessos Impermeabilizante Treliças, vigotas e tavelas Materiais de revestimento cerâmico Louças sanitárias Telhas Materiais para instalações elétricas Materiais para instalações hidrossanitárias Tintas e vernizes Vidros Ensaios de materiais Tipos Finalidades Máquinas, Equipamentos, Ferramentas e Instrumentos da Construção Civil: Tipos, Características, Finalidades e Requisitos de Uso Serviços Preliminares aos Processos Construtivos Instalação da obra Limpeza do terreno e demolição Implantação do canteiro de obras Locação e dimensionamento de equipamentos Ligações provisórias áreas de vivência locais de estocagem, recebimento e armazenamento de materiais Layout de canteiro (mobilização e desmobilização), logística Transporte vertical e horizontal, local para descarte de materiais segurança coletiva e patrimonial Locação da obra Processos Construtivos Fundações Nivelamento e serviços de movimento de terra e terraplenagem (equipamentos e cálculo de volume de aterro/corte) Produção de argamassa e concreto Fundação direta e indireta Drenagem, taludes e contenções Impermeabilização de fundações Reforço de fundações Processos de execução de fundações Estruturas Critérios para escolha de sistemas de estruturas Tipos de estruturas Formas e armações prontas Sistemas pré-moldados Concretos especiais e estruturas diferenciadas Processos de construção de estruturas Alvenarias - Vedações Tipos de sistemas de vedação Elementos de isolamento acústico e térmico Características dos materiais empregados Principais detalhes da etapa de produção Processos de construção de alvenarias - vedações Instalações elétricas Tipos e funções Normas técnicas aplicáveis Equipamentos e ferramentas Riscos inerentes ao serviço e medidas preventivas Instalação de estruturas para sistemas elétricos Instalações hidrossanitárias Tipos e funções Propriedades Normas técnicas aplicáveis Equipamentos e ferramentas Riscos inerentes ao serviço e medidas preventivas Instalação de sistemas hidrossanitários Coberturas - Telhados Tipos de estruturas de coberturas (aço e madeira) Elementos de cobertura Sistemas de Vedação, fixação, isolamento e ventilação em coberturas Caracterização dos materiais aplicados Cálculo básico de quantitativo do madeiramento e telhas Processos de construção de coberturas / telhados Esquadrias e ferragens Tipos Materiais empregados Características Calafetagem Revestimentos - acabamentos Revestimentos argamassados Revestimento em gesso Revestimentos cerâmicos Pintura e textura Características dos materiais empregados Principais detalhes da etapa de produção Processos de execução de revestimentos Limpeza para entrega da obra Construção de Mudanças Positivas e Inovadoras no Contexto de Trabalho Identificação de oportunidades de melhoria Análise de compatibilidade de oportunidades de melhorias com normas, procedimentos e diretrizes organizacionais Ferramentas para a Identificação de Problemas nas Organizações Diagrama de Ishikawa 5 Porquês MASP Diagrama de Pareto A Indústria da Construção Civil Evolução Panorama atual da construção de edifícios no Brasil Importância econômica Órgãos de Classe e o Papel do Técnico em Edificações Entidades representativas da Construção Civil – Edificações: funções, responsabilidades e campos de atuação CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção SINDUSCON – Sindicato da Indústria da Construção Civil ABECE – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural ASBEA – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura ABRAMAT – Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção Instituto Aço Brasil ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland ANICER – Associação Nacional da Indústria Cerâmica Órgãos de Regulamentação da Construção Civil CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnica CFT – Conselho Federal de Técnicos Industriais CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo Órgãos de Inspeção e autorização Departamentos de Obras Municipais Funções do Técnico em Modelagem Digital de Construção Civil No desenvolvimento de projetos Na construção de edificações CBO |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Introdução a Projetos de Edificações
|
30h |
Projetos de Edificações Tipos de projetos de Edificações: Projetos Arquitetônicos; Projetos de Engenharia (estrutural, de instalações elétricas, hidrossanitárias, de prevenção contra incêndio, infraestrutura, ...). Características Finalidades Responsabilidades na elaboração de projetos de engenharia e arquitetura Etapas do desenvolvimento de projetos de engenharia e arquitetura Simbologias e Legendas de Projetos de Edificações De projetos arquitetônicos De projetos Estruturais De projetos de Instalações Hidrossanitárias De projetos Elétricos De projetos de Segurança Contra Incêndio Normas Aplicadas a Projetos de Edificações: tipos, finalidades, ... Unidades de Medida empregadas em projetos de edificações Medidas lineares Ângulos Volumes Áreas Escalas Princípios de Georreferenciamento Localização Orientação Solar Croquis esquemáticos para levantamentos cadastrais de edificações Croquis em escala para levantamentos cadastrais de edificações Valores e Habilidades Sociais que Levam à Amabilidade – Conceito e Importância na Construção de uma Imagem Pessoal e Profissional Diálogo Empatia Tolerância Altruísmo Humildade Gratidão Cooperação Engajamento Modéstia Humanidade Comportamento Ético Atitudes éticas O risco no julgamento das pessoas e de comportamentos Princípios e valores éticos das organizações Habilidades Básicas do Relacionamento Interpessoal Respeito Cordialidade Disciplina Empatia Responsabilidade Comunicação 4.7 Cooperação |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Introdução à Mecânica dos Solos
|
60h |
Solos Origem Formação e Composição Características físicas e mecânicas Classificação / Normalização Tipos Metodologias para a classificação de solos Índices Físicos Ensaios de caracterização Granulometria Índices de Consistência Compactação e adensamento Lençol freático Sondagem Definição Tipos Características Métodos e processos de execução de sondagem Programação de sondagem Perfil geotécnico: análise e interpretação do perfil do solo Normalização Testes em campo (SPT) Relatórios de sondagem de solos: impactos no dimensionamento de fundações Terraplenagem Definição Serviços preliminares Escavação de 1ª, 2ª e 3ª categoria Equipamentos, máquinas e instrumentos Normalização técnica Processos de compactação do solo Fundações Definição Tipos Reforços Contenções Drenagem Recalques A Pesquisa como Ferramenta e Caminho para a Inovação Tipos de pesquisa: bibliográfica, de campo, laboratorial, acadêmica Métodos de pesquisa Fontes de pesquisa Estruturas Organizacionais Sistemas hierárquicos de organizações empresariais Sistemas de gestão e tomada de decisão nas organizações |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Projetos Arquitetônicos
|
60h |
Referências para Elaboração de Projetos Arquitetônicos Necessidades e expectativas do cliente/demandante (briefing) Legislação vigente Referências e requisitos do cliente x legislação vigente x viabilidade econômica Conceitos culturais e estilos arquitetônicos Sistemas Construtivos Tipos de Sistemas Construtivos Sistemas construtivos convencionais Sistema Construtivo em Alvenaria Estrutural Sistema Construtivo em Parede de Concreto Sistema Construtivo em wood frame Sistemas construtivos drywall Sistemas construtivos Light Steel Frame Impactos do Sistema Construtivo no projeto arquitetônico (flexibilidade da planta, vãos livres...) Conforto Ambiental Características arquitetônicas Critérios de Conforto Ambiental Insolação Aeração Luminosidade Acessibilidade Características arquitetônicas Legislação vigente (NBR 8050) Recursos Computacionais (BIM, CAD,..) Principais recursos computacionais Características Aplicações Requisitos de uso Elaboração de projetos arquitetônicos Plantas Especificações (tabela de esquadrias, quadro de áreas) Memorial descritivo Etapas para Elaboração do Anteprojeto Arquitetônico Definição do Anteprojeto Referências e requisitos do cliente (Número de pavimentos, cortes esquemáticos, fachada principal, acabamentos de fachada, ...) Elaboração do Anteprojeto Ajustes e Adequações no Anteprojeto Validação do Anteprojeto Especificações do Anteprojeto Documentação Técnica Métodos, técnicas, processos, etapas e ferramentas computacionais Documentação final do Projeto Arquitetônico Plantas Especificações Memoriais Resolução de Problemas Métodos e técnicas de análise e solução de problemas - MASP Etapas da resolução de problemas: identificação do problema; Distinção do problema; Investigação; Planejamento; Execução Inovação e Melhoria Conceitos Inovação x melhoria Visão inovadora A inovação e a melhoria contínua nos processos se ambientes de trabalho |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Viabilidade Técnica e Legal de Projetos de Edificações
|
30h |
Análise de Desmembramento e Remembramento do Lote / Terreno Requisitos estabelecidos Pelo Poder público Municipal Pela Legislação vigente Possibilidade de desmembramento e remembramento do lote / terreno Estudos necessários Projeções Simulações Documentação Técnica Normas técnicas para execução de projetos de obras Legislações municipais para execução de projetos de obras Requisitos para estudos de viabilidade técnica e a tramitação de projetos Requisitos da legislação e/ou órgãos de regulação para a viabilização de projetos Requisitos para licença ambiental Requisitos de Acessibilidade Requisitos para a inspeção de terrenos e lotes e sua compatibilidade com os requisitos de acessibilidade Requisitos para elaboração de relatórios técnicos de análise de compatibilidade de lotes e terrenos com os requisitos de acessibilidade Padrões para a elaboração de pareceres Elaboração de documentos de estudos de viabilidade técnica de projetos de edificações Tramitação da documentação legal e técnica junto aos órgãos de controle e autorização Pré-Projeto Análise (anteprojeto, concepção, ...) Compatibilidade com área prospectada Viabilidade técnica Impactos ambientais Impactos urbanísticos Impactos socioculturais Impactos de segurança pública Ética Códigos de conduta nas organizações Respeito às individualidades pessoais Ética nas relações interpessoais Ética nos relacionamentos profissionais 4.5 Ética no desenvolvimento das atividades profissionais |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Projetos de Instalações Elétricas
|
60h |
Referências para Elaboração do Projeto de Instalação Elétrica Características e especificações da arquitetura Requisitos de normas técnicas (NBR 5410) Fornecimento de Energia Fundamentos da eletricidade Geração, transmissão e distribuição de energia Tipos de Fornecimento. Potência ativa Noções de Dimensionamento Prescrições e requisitos da Norma (NBR 5410) Dimensionamento da carga. Circuitos elétricos Condutores Seção mínima Corrente elétrica de projeto e corrente corrigida Quadro de entrada e distribuição Requisitos da norma Localização do quadro Disjuntores Tipos de disjuntores Requisitos da norma Especificações técnicas Caixas de passagem e de derivação Eletrodutos Desenhos de Instalações Elétricas Referências normativas para desenho de instalações Planta de locação dos pontos elétricos Referências técnicas e normas Necessidades do cliente/ambiente Diagramas Referências técnicas e normas Tipos de diagrama (unifilar/multifilar) Pontos para instalações especiais: telefônicas; sistemas de TV; ... Recursos computacionais (BIM, CAD,..) Principais recursos computacionais Características Aplicações Requisitos de uso Elaboração de projetos de Instalações elétricas Documentação Técnica Métodos, técnicas, processos, etapas e ferramentas computacionais Elaborar Termo de Responsabilidade Técnica (TRT) para projetos elétricos de edificações Documentação final do Projeto de Instalações Elétricas Plantas Especificações Memoriais Relatórios quantitativos Automação Predial Tipos de sistemas de automação Características e requisitos dos sistemas de automação Necessidades / pré-requisitos dos sistemas de automação Trabalho e Profissionalismo Compromisso com diretrizes, normas e procedimentos Critérios de organização, disciplina, responsabilidade, concentração e gestão do tempo |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Projetos Estruturais
|
80h |
Referências para Elaboração de Projeto Estrutural Características e requisitos do projeto Arquitetônico (tipo de parede, revestimentos, etc.); Tipos de Sistemas Estruturais (referenciais teóricos) Concreto Armado Alvenaria Estrutural Concreto pré-moldado Estrutura metálica Outros Lançamento Estrutural (Pré-Dimensionamento) Elementos estruturais (pilar, viga, laje, escada…) Requisitos para locação de elementos estruturais Referências técnicas e normativas Locação de elementos estruturais para Projetos de concreto armado Locação de elementos estruturais para projetos de Alvenaria Estrutural (pontos de graute) Cargas Atuantes Principais cargas atuantes nas estruturas Cargas acidentais e permanentes Cargas verticais e horizontais Levantamento das cargas atuantes nas estruturas (NBR 6118-tipos de ambiente, peso próprio) Cálculo das cargas atuantes nas estruturas (peso específico) Cálculo de Esforços Atuantes Classificação dos esforços Internos Externos Cálculo dos esforços atuantes Em estruturas de Concreto Armado Em Alvenaria Estrutural Detalhamento dos Elementos Estruturais Definição da geometria Detalhamento dos elementos Recursos Computacionais para Cálculo Estrutural Tipos de recursos computacionais (CAD, BIM) Características Aplicações Requisitos de uso Elaboração de desenhos estruturais com a utilização de recursos computacionais (TQS / Eberick) Emissão de pranchas e documentos finais do projeto estrutural Métodos, técnicas, processos, etapas e ferramentas computacionais Plantas de formas dos pavimentos Cortes Armação dos pilares, vigas, lajes, escadas, ... Documentação Legal e Técnica do Projeto Estrutural Padrões e critérios estabelecidos pela administração pública e pelos órgãos de controle Termo de Responsabilidade Técnica; Documentação complementar Relatórios quantitativos de materiais Memorial de cálculo Memorial descritivo Estimativa de custos do Projeto Estrutural Formação no Trabalho Programas de Integração Programas de formação corporativa 8.3 Treinamento e desenvolvimento de pessoas |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Projetos de Instalações Hidrossanitárias
|
60h |
Normas e Legislações Normas Técnica Brasileiras ABNT Normas Regulamentadoras Resolução CONAMA Diagramas para Sistemas Hidrossanitários de Edificações Características Leiaute da obra Requisitos de funcionalidade Tipos de Sistema Rede de água fria Rede de água quente Rede de esgoto Rede de águas pluviais Sistemas de reuso de água Rede de combate a incêndio Aplicações Cálculo para Dimensionamento de Instalações Hidrossanitárias Reservatórios Tubulações Caixa de passagem Elementos de sistema hidrossanitário Recursos Computacionais (BIM, CAD,..) Principais recursos computacionais Características Aplicações Requisitos de uso Elaboração de projetos hidrossanitários Características Aplicações Requisitos de uso Especificações (tabela de materiais e componentes) Detalhamento Desenhos e especificações técnicas do sistema de recebimento Alimentação (água fria e água quente) Reservação (água fria e água quente) Distribuição de água fria, água quente Destinação de esgoto e água pluvial na edificação Sistemas de reuso Documentação Técnica Métodos, técnicas, processos, etapas e ferramentas computacionais Documentação final do Projeto Hidrossanitário Especificações Plantas Memorial descritivo (Definição, composição, memória de cálculo , materiais e acessórios) Elaboração do termo de responsabilidade técnica (TRT) ao projeto A Amabilidade Como Fator de Engajamento e Cooperação no Trabalho A Amabilidade Como Valor No crescimento pessoal No crescimento profissional Nas relações interpessoais e profissionais Projeto Hidrossanitário Definição Composição de Projeto Simbologias Planta Baixa Esquema Vertical Isometria Detalhes |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Projetos Executivos
|
30h |
Projeto Executivo Sistemas Construtivos a serem utilizados na execução da obra Tipos Características Especificações técnicas dos materiais Componentes Acabamentos a serem utilizados na execução da obra Especificações técnicas dos materiais Componentes do processo construtivo Guarda-corpo, Escada e Esquadria Tipo Características Requisitos técnicos Elaboração de projetos Executivos Plantas Especificações (tabela de esquadrias, quadro de áreas) Memorial descritivo Paginação de piso Detalhamento de forro Recursos computacionais (BIM, CAD,..) Principais recursos computacionais Características Aplicações Requisitos de uso Elaboração de projetos Executivos Plantas Especificações (tabela de esquadrias, quadro de áreas) Memorial descritivo Representação gráfica de simbologias Compatibilização de Projetos Compatibilizar Projeto arquitetônico urbanístico e/ou paisagístico com projetos complementares Estrutural Hidrossanitário Elétrico Sistemas de gás Sistemas de proteção contra incêndio Impermeabilização Sistemas de impermeabilização Elementos / produtos de impermeabilização Documentação Técnica Métodos, técnicas, processos, etapas, ferramentas, recursos tecnológicos empregados na elaboração da documentação técnica Documentação final do Projeto Executivo Plantas Especificações Memoriais Relatórios Quantitativos Termo de Responsabilidade Técnica (TRT) Identificação de Oportunidades de Melhoria Análise SWOT Abertura para novas ideias e soluções Importância do engajamento das equipes na solução de problemas Comportamento e Equipes de Trabalho A influência do ambiente de trabalho no comportamento Envolvimento com objetivos, metas e desafios nas equipes de trabalho Adaptação e flexibilidade em equipes de trabalho Trabalho colaborativo Fatores de satisfação no trabalho Atitudes proativas e reativas em equipes de trabalho O relacionamento com a liderança Cultura e Clima Organizacional |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Planejamento da Construção de Edificações
|
80h |
Planejamento das Atividades Referências, indicações e especificações técnicas do projeto executivo Condições e características do local de execução da obra Classificação do local de execução da obra (trabalho em altura, espaço confinado, ... ) Sequência de Etapas na Execução de Edificações Definição de atividades a serem planejadas em função dos sistemas construtivos Dimensionamento do tempo para execução de cada etapa de construção da edificação Planos de trabalho para a execução de edificações Cronograma de trabalho para cada etapa da execução da obra Planos de Demolição para Estruturas e/ou Edificações Avaliação de necessidades de demolição de estruturas Critérios técnicos e operacionais para demolição de estruturas Estratégias de demolição Recursos tecnológicos para demolição de estruturas Plano de demolição Fornecimento e Programação de Materiais Tipos, características e especificações técnicas de materiais Demanda de materiais por etapa. Checklist de materiais para as diferentes etapas e necessidades da edificação Cronograma de provimento de materiais Seleção e mapeamento de fornecedores Plano de logística de recebimento e armazenamento seguro de materiais Orçamento de Material e Mão-de-obra Referências e especificações do projeto Qualificação e seleção da mão-de-obra Dimensionamento de custos de mão-de-obra Dimensionamento de custos de material Composição de orçamentos de obras Elaboração de orçamento de obras Instalações Provisórias Normas regulamentadoras Instalações provisórias para diferentes etapas da construção Localização e características dos canteiros de obras Leiaute de canteiros de obras Plano de instalação de canteiro de obras Logística de Canteiro de Obras Tipo e as características do espaço físico Requisitos para a execução dos serviços Tipo e características dos materiais Movimentação de materiais em canteiros de obras Recursos tecnológicos para canteiros de obras Disponibilidade de mão-de-obra Alocação das pessoas conforme qualificações Dimensionamento da mão-de-obra Planejamento logístico para a execução de obras Planejamento de Máquinas, Equipamentos e Ferramentas Dimensionamento de máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos Checklist de máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos Movimentação de máquinas e equipamentos no canteiro de obras Meio Ambiente e Segurança Normalização Procedimentos de segurança Descarte de resíduos EPIs e EPCs Checklist de Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva Documentação Técnica Elaboração de Parecer Padrões Critérios Referências técnicas Ética Código de ética profissional Senso moral Consciência moral Cultura, história e dilema Cidadania Comportamento social Direitos e deveres individuais e coletivas Valores pessoais e universais O impacto da falta de ética ao país: pirataria, impostos |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Gestão de Equipes em Canteiros de Obras
|
40h |
Coordenação de Equipes na Execução de Projetos de Edificações Definição de tipos e perfis de trabalhadores Características e necessidades de obras de edificações Liderança na Gestão de Pessoas na Construção Civil Conceitos Estilos de liderança Autocrática Democrática Liberal Papel do Líder – Técnico em Edificações Na comunicação nas e com as equipes de trabalho Na promoção da ética e cidadania No desenvolvimento de equipes; Na produtividade das equipes Administração e Liderança Poder x Liderança Confiança e liderança Influência da liderança no comportamento, na integração e na sinergia das equipes de trabalho O líder na delegação de tarefas e responsabilidades Clareza e objetividade Ferramentas de apoio e controle: 5s; 5W2H Organograma; Fluxograma de Processos Instruções de Trabalho Administração do tempo Planejamento Indicadores de desempenho A Diversidade nas Organizações e no Trabalho em Equipe Relações humanas no trabalho Perfis e diferenças individuais – demográficas, inteligências, habilidades, personalidade, físicas, econômicas, de gênero, psíquicas, cognitivas, emocionais, afetivas e espirituais Diversidade Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos LGBTS Estatuto da Igualdade Racial Estatuto da Pessoa com Deficiência Clima Organizacional Comunicação Eficaz Conceito Fatores que influenciam a comunicação eficaz Clareza Objetividade Disponibilidade e abertura para ouvir Condições do interlocutor Canais de comunicação Ruídos na comunicação Benefícios da comunicação eficaz Motivação e Condução de Equipes de Trabalho Conceitos de motivação Teorias da motivação Satisfação no trabalho Trabalho em equipe Reconhecimento Processo de inovação como fator de motivação Relação motivação x desempenho A motivação como fator de engajamento Processos e ferramentas para monitoramento e avaliação de desempenho de equipes Processo de delegação Condução de reuniões Gestão de Conflitos Conceito e tipos de conflitos nas organizações Visões sobre conflito nas organizações Níveis de conflitos nos organizações Conflitos de papéis e responsabilidades Consequências dos conflitos para o clima e desempenho coletivos Técnicas de administração de conflitos Negociação: estratégias e etapas Penalidades, premiações e promoções Feedback Conceito e finalidade Estratégias, métodos e técnicas de feedback Tipos de feedback: formal, informal; individual e coletivo; positivo e negativo A importância do feedback e sua relação com a motivação Papéis e responsabilidades Engajamento e Cooperação nas Relações Profissionais O papel da amabilidade Estratégias para o engajamento e a cooperação Benefícios do engajamento e da cooperação no trabalho Os Desafios do Trabalho em Equipe A subjetividade na percepção e no julgamento de ideias, opiniões e comportamentos Senso de equipe A construção da sinergia em equipes de trabalho A valorização do outro Controle Emocional no Trabalho Perceber, avaliar e expressar emoções no trabalho Fatores internos e externos que impactam as emoções no trabalho 3 Autoconsciência e autoconfiança |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Gestão da Execução de Instalações em Edificações
|
40h |
Projeto de Instalações - Interpretação Tipo de instalação Elétrica Lógica Hidrossanitária Águas pluviais Sistemas de reuso de água Rede de combate a incêndio Especificações de projetos (tubulação aparente, PPR, cobre, etc.) Instalações em Diferentes Sistemas Construtivos de Edificações Critérios técnicos e padrões para a instalação de sistemas elétricos, lógicos e hidrossanitários Em alvenaria Em madeira Em sistemas de construção a seco Recebimento, Controle e Armazenamento de Materiais e Componentes Utilizados em Instalações Tipos de materiais Características dos materiais Aplicações dos materiais Etapas de recebimento, controle e armazenamento de materiais e componentes Procedimentos operacionais e ferramentas de controle para recebimento, armazenamento e consumo de materiais e componentes Ensaios Tecnológicos em Instalações Normas e procedimentos de ensaios tecnológicos em materiais e componentes de instalações Métodos e técnicas para realização de ensaios tecnológicos de materiais e componentes de instalações Gestão da Execução de Instalações Etapas e processos de execução de instalações elétricas, lógicas e hidrossanitárias em edificações Referências técnicas definidas nos projetos de instalações Consumo racional de materiais e componentes Isolações e proteções em instalações Rotinas e procedimentos operacionais de execução de instalações Cronograma de execução e plano de contingência Gestão do orçamento Controle do orçado x executado Desembolso Referências da Filosofia Lean Construction Ferramentas para otimização de tempo, recursos e processos Implementação da Filosofia Lean Construction Meio Ambiente e Segurança Normalização de segurança e ambiental Procedimentos de segurança Descarte de resíduos EPIs e EPCs Norma de Desempenho Referências estabelecidas pela Norma de Desempenho de Edificações para Instalações Documentação Técnica Legislação e normas vigentes Requisitos para elaboração de pareceres de adequação técnica de instalações Desenvolvimento Profissional Planejamento Profissional: ascensão profissional, formação profissional, investimento educacional Autodesenvolvimento: importância e reflexos na empregabilidade e no crescimento profissional |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Gestão da Construção de Estruturas em Edificações
|
40h |
Projeto Estrutural - Interpretação Especificações das estruturas Fundações Alvenarias Lajes, vigas e pilares Coberturas Especificações técnicas e requisitos do sistema construtivo Tipo de sistema construtivo Tipo de acabamento superficial Elementos das formas Normas Aplicadas à Construção de Estruturas Fundações Alvenarias Lajes Coberturas Etapas de Construção de Estruturas Fundação: Locação e confecção de gabarito Alvenaria estrutural e de Vedação: itens de verificação de uma alvenaria (prumadas, aberturas de vão, vergas e contravergas, prumo, esquadro) Lajes, vigas e pilares: tipos, nivelamento, acessórios Contenções: Tipos Coberturas: Tipos e sistemas de fixação Controle e Recebimento de Materiais para Estrutura Etapas de recebimento Controle quantitativo Formas de armazenamento Conferência da especificação técnica (qualidade e quantidade) Procedimentos operacionais e ferramentas de controle para recebimento de materiais Conferência da documentação fiscal Possíveis interferências Armazenamento de materiais conforme normas, fabricantes Situações de risco Fluxo interno de materiais Aplicabilidade Trabalhabilidade Rendimento e consumo Ensaios Tecnológicos (materiais de construção: metais e suas ligas, polímeros betuminosos, cerâmicos, madeiras, vidros, aglomerantes, agregados, concreto, argamassas, tintas e vernizes) Referências, normas e procedimentos para ensaios tecnológicos Tipos de controle tecnológico Cura do concreto Normatização Métodos e Técnicas para Realização de Ensaios Tecnológicos em Estruturas de Edificações Análise por amostragem Traços Critérios de Dosagem Aplicação Instrumentos Qualidade e Produtividade Referências técnicas estabelecidas no projeto e pelos fabricantes dos materiais Desperdício de materiais Racionalização de materiais Padronização de rotinas para uso de materiais Índice de produtividade da equipe Plano de contingência para controle da produção Escoramentos de Estruturas Métodos, técnicas e processos de escoramento Critérios e condições de escoramento das estruturas Elaboração de croquis Gestão dos Processos de Construção de Estruturas em Edificações Processos de construção e/ou instalação de estruturas Fundação Alvenaria e vedação Laje, vigas e pilares Contenções Coberturas Procedimentos operacionais para a orientação da equipe Gestão de cronogramas na construção de estruturas Gestão de orçamento Controle do orçado x executado Desembolso Planos de contingência Referências da Filosofia Lean Construction Ferramentas para otimização de tempo, recursos e processos Implementação da Filosofia Lean Construction Norma de Desempenho Referências estabelecidas pela Norma de Desempenho de Edificações Meio ambiente e Segurança Normalização Procedimentos de segurança Descarte de resíduos EPIs e EPCs Pareceres de Adequação Técnica para Estruturas de Edificações Referências: projeto, legislação e normas Padrões de elaboração Criatividade e Inovação Relevância da criatividade e da inovação Relevância da melhoria contínua Análises de validade, viabilidade e aplicabilidade de novas soluções |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Gestão da Execução de Acabamentos em Obras de Edificações
|
40h |
Projetos Arquitetônicos - Interpretação Tipo de acabamentos Piso Parede Forro Cobertura Estruturas complementares (peitoril, soleira, moldura, ...) Especificações de projetos de acabamentos Tipos de acabamentos Características Aplicabilidade Sistema construtivo da edificação Tipo de sistema construtivo: alvenaria, madeira, sistemas de construção a seco Referências técnicas e normas para acabamentos nos diferentes sistemas construtivos Instalação de acabamentos em alvenaria Instalação de acabamentos em madeira Instalação de acabamentos em construção a seco (drywall, LSF,...) Recebimento, Controle e Armazenamento de Materiais e Componentes Utilizados em Acabamentos de Edificações Tipos de materiais Características dos materiais Aplicações dos materiais Etapas de recebimento, controle e armazenamento de materiais e componentes de acabamentos Procedimentos operacionais e ferramentas de controle para recebimento, armazenamento e consumo de materiais e componentes. Ensaios Tecnológicos de Materiais e Componentes para Acabamentos Normas e procedimentos de ensaios tecnológicos em materiais e componentes para acabamentos Métodos e técnicas para realização de ensaios tecnológicos de materiais e componentes de acabamento Gestão da Execução de Acabamentos Etapas e processos para realização de acabamentos Referências técnicas definidas nos projetos arquitetônico, executivo e memorial descritivo Consumo racional de materiais e componentes Isolações e proteções Rotinas e procedimentos operacionais de execução das etapas e processos de acabamentos Cronograma de execução e plano de contingência Gestão do orçamento Controle do orçado x executado Desembolso Supervisão e controle de atividades Referências da Filosofia Lean Construction Ferramentas para otimização de tempo, recursos e processos Implementação da Filosofia Lean Construction Referências técnicas estabelecidas no projeto, pelos fabricantes dos materiais Meio Ambiente e Segurança Normalização de segurança e ambiental Procedimentos de segurança Descarte de resíduos EPIs e EPCs Norma de Desempenho Referências estabelecidas pela norma de desempenho para acabamentos em edificações Documentação Técnica Legislação e nas normas vigentes Requisitos para elaboração de pareceres de adequação técnica para execução das diferentes e etapas e processos de acabamentos em edificações Padrões empregados na elaboração de pareceres A criatividade como ferramenta para a promoção da inovação e da melhoria Estudo de forças de fragilidades Projetos de inovação e melhoria Objetivos Aplicações 10.3 Estratégias de implementação |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Gestão da Manutenção de Edificações
|
40h |
Manutenção de Edificações Tipos e finalidade das Edificações Tipos e características de Manutenções Preventiva Corretiva Preditiva Importância das manutenções em edificações Condição de conservação de edificações Estruturas Vedações Acabamentos Instalações Diagnóstico de manifestações patológicas Extensão das manutenções Avaliação de edificações quanto às condições de conservação Manifestações Patológicas Tipos de manifestações patológicas Características Comportamentos e impactos Fatores incidentes Condições climáticas Umidade Proteções Seres bióticos Geometrias Deficiência nos processos construtivos Fissuras Condições da edificação Soluções para cada tipo de manifestação patológica Viabilidade técnica e eficácia de soluções para manifestações patológicas Inspeção de Edificações Métodos Técnicas Recursos tecnológicos Soluções Plano de Manutenção Planejamento de manutenções Recursos humanos Recursos materiais Recursos tecnológicos Estruturas de apoio necessárias Cronograma de manutenções Elaboração do plano de manutenção Dimensionamento de custos para manutenções Avaliação do Custo x benefício de manutenções Orçamentos para manutenções Normatização Quanto à Manutenibilidade, Manutenção Predial e Durabilidade Referências estabelecidas pelas normas Norma de Desempenho Normas Técnicas vigentes Normas ambientais Normas de segurança Critérios, métodos e técnicas para a execução de manutenções Manual de Uso, Operação e Manutenção de Edificações Referências técnicas e normativas para elaboração do manual (FM – Facility Management) Padrões empregados na elaboração de planos / manuais de uso, operação e manutenção de edificações Meio Ambiente e Segurança Normalização de segurança e ambiental Procedimentos de segurança na execução de manutenções Construção de Soluções para Problemas Identificados nas Organizações Análise de indicadores Identificação e análise de causas Engajamento das equipes Compartilhamento de valores e objetivos Análise da satisfação de clientes |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Gestão de Máquinas, Equipamentos e Instalações em Obras de Edificações
|
20h |
Manutenção de Máquinas e Equipamentos em Obras de Edificações Tipos, características e finalidade de máquinas, equipamentos e instalações (equipamentos elétricos, mecânicos, de combustão, etc.) Referências estabelecidas pelos fabricantes (catálogos e manuais) Ciclo de vida de máquinas e equipamentos Condições de uso de instalações provisórias Conservação Manutenção Ferramentas de controle de manutenções em obras de edificações Tipos Finalidades Padrões de elaboração Plano de manutenção preventiva Tipos Finalidades Padrões de elaboração Plano de locação de máquinas e equipamentos Tipos Finalidades Padrões de elaboração Orçamentos para a gestão de máquinas e equipamentos Referências e Requisitos para Uso de Máquinas, Equipamentos e Instalações Referências estabelecidas pelos fabricantes das máquinas e equipamentos Procedimentos para uso e operação das máquinas e equipamentos Critérios de uso de instalações provisórias Elaboração de rotinas e procedimentos de uso Segurança no uso de máquinas, equipamentos e instalações em obras Inspeções visuais em máquinas, equipamentos e instalações quanto ao atendimento dos itens de segurança Documentação Técnica Legislação e normas vigentes aplicadas à manutenção de máquinas, equipamentos e instalações provisórias Pareceres de adequação técnica Para máquinas e equipamentos Para instalações provisórias Requisitos e padrões de elaboração Autodesenvolvimento Definição de objetivos e metas Referências institucionais para o autodesenvolvimento Valores pessoais e profissionais |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Métodos Modernos de Construção
|
40h |
Métodos Modernos de Construção Drywall Princípios Etapas Referências técnicas Requisitos de segurança Steel Frame Princípios Etapas Referências técnicas Requisitos de segurança Paredes de Concreto Princípios Etapas Referências técnicas Requisitos de segurança Wood Frame Princípios Etapas Referências técnicas Requisitos de segurança Construção Modular Princípios Etapas Referências técnicas Requisitos de segurança Sistemas construtivos pré-fabricados Princípios Etapas Referências técnicas Requisitos de segurança Alvenaria Racionalizada Princípios Etapas Referências técnicas Requisitos de segurança Projetos para a Implementação de Novos Processos de Industrialização e de Produtividade em Edificações Drywall Steel frame Paredes de concreto Wood frame Construção Modular Sistemas construtivos pré-fabricados Alvenaria Racionalizada Filosofia Lean Construction Referências da Filosofia Lean Construction que se aplicam a Métodos Modernos de Construção - MMC Ferramentas para a otimização de tempos, recursos e processos na construção de edificações por Métodos Modernos de Construção Ferramentas para a otimização de tempos, recursos e processos na construção de edificações por Métodos Modernos de Construção Liderança Estilos: democrático, centralizador e liberal Papéis do líder Críticas e sugestões: análise, ponderação e reação Feedback (positivo e negativo) – Causas e efeitos Gestão de conflitos Delegação Empatia Persuasão Empoderamento Coordenação de Equipe Definição da organização do trabalho e dos níveis de autonomia Gestão da Rotina Tomada de decisão Desenvolvimento de Equipes de Trabalho Motivação de pessoas Capacitação Avaliação de desempenho A Construção da Amabilidade no Ambiente Organizacional O papel da liderança Os caminhos para a construção da amabilidade: diálogo, empatia, tolerância, altruísmo, a modéstia e a gratidão O exercício da amabilidade como caminho para o engajamento e a cooperação |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Inovações Tecnológicas em Projetos de Edificações
|
30h |
Inovações Tecnológicas Aplicadas à Construção de Edificações Novas máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos Para prospecção de áreas Para o planejamento e a execução de edificações Materiais sustentáveis aplicáveis à construção de edificações (fibras, cânhamo,...) Utilização de fibras (em coberturas, paredes internas e externas) Resistência Isolamento Térmico Isolamento Acústico Qualidade do acabamento Aplicabilidade nos processos construtivos Inovações em Ensaios Tecnológicos Novos Métodos para realização de ensaios Novas técnicas para realização de ensaios Tipos de ensaios tecnológicos Novas Tecnologias Softwares e aplicativos: para monitoramento (Drone, ..); para simulação ( RA, RV , ..; para inspeção e controle (Iot,..) Impressora 3D para prototipagem Aplicações Sustentáveis em Obras de Edificações Energia renovável Eficiência energética Reuso de água Bioconstrução (biomimética, ESG), entre outras Gestão da Produtividade Ferramentas e técnicas que se aplicam à gestão da produtividade Projetos de melhoria para obras de construção civil Soluções inovadoras para obras Inovações na gestão da produtividade Sistema de Automação Predial Tipos de sistemas de automação predial Características Finalidades específicas Benefícios Projetos para sistemas de automação predial BIM - Building Information Modeling Princípios Aplicações Usos no ciclo de vida de edificações Autodidatismo e Autogestão – Projeto de Vida Importância dos planos pessoais de formação continuada Compromisso com a excelência profissional Autogestão Organização pessoal e profissional Disciplina no tralho Responsabilidades individuais e coletivas Concentração no trabalho Capacidade de gestão do tempo Ética Profissional Virtudes e valores profissionais: Responsabilidade; Iniciativa; Honestidade; Sigilo; Prudência; Perseverança; Imparcialidade Ética na tomada de decisões Ética na inspiração de comportamentos |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Desempenho de Edificações
|
40h |
Norma de Desempenho no Ciclo de Vida da Edificação Habitacional Requisitos gerais Desempenho de Sistemas Estruturais Requisitos da Norma de Desempenho para sistemas estruturais Avaliação de sistemas estruturais Análise de resultados de ensaios de desempenho de sistemas estruturais, segundo Norma Desempenho de Sistemas de Pisos Requisitos da Norma de Desempenho para sistemas de pisos Avaliação de desempenho de sistemas de pisos Análise de resultados de ensaios de desempenho de pisos, segundo Norma Desempenho de Sistemas de Vedação Requisitos da Norma de Desempenho para sistemas de vedação Avaliação de desempenho de sistemas de vedação Análise de resultados de ensaios de desempenho de sistemas de vedação, segundo Norma Desempenho de Sistema de Cobertura Requisitos da Norma de Desempenho para sistemas de cobertura Avaliação de desempenho de sistemas de cobertura Análise de resultados de ensaios de desempenho de sistemas de cobertura, segundo Norma Desempenho de Sistemas Hidrossanitários Requisitos da Norma de Desempenho para sistemas hidrossanitários Avaliação de desempenho de sistemas hidrossanitários Análise de resultados de ensaios de desempenho de sistemas hidrossanitários, segundo Norma Sustentabilidade e Ciclo de Vida de Sistemas de Edificações Requisitos das Normas de Desempenho Avaliação dos requisitos de sustentabilidade de sistemas de edificações habitacionais Pensamento Crítico e Inovação Senso comum e senso crítico Pensamento crítico reflexivo Criatividade e pensamento crítico Autoempreendedorismo Características empreendedoras Atitudes empreendedoras Autorresponsabilidade e empreendedorismo A construção da missão pessoal Valores do empreendedor: persistência e comprometimento Persuasão e rede de contatos Independência e autoconfiança Cooperação como ferramenta de desenvolvimento Melhoria Contínua e Inovação Programas de melhoria contínua Ferramentas da Qualidade: Kaizen; PDCA; Padronização de Processos; Seis Sigma |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |
Saúde e Segurança no Trabalho
|
12h |
Segurança do Trabalho Histórico da Segurança do Trabalho no Brasil Hierarquia das leis Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho CIPA Definição Objetivo SESMT Definição Objetivo Riscos Ocupacionais Perigo e risco Classificação de Riscos Ocupacionais: físico, químico, biológico, ergonômico e de acidentes Mapa de Riscos Medidas de Controle Importância dos Equipamentos de Proteção Individual e coletivo Acidentes do Trabalho e Doenças Ocupacionais Definição Tipos Causa: Imprudência, imperícia e negligência Fator humano e pessoal na prevenção de acidentes Consequências dos acidentes do trabalho (Trabalhador, família, empresa e país) CAT Definição Código de Ética profissional O impacto da falta de ética nos ambientes de trabalho |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Ensino Superior completo na área do curso ou curso Superior completo em outra área de conhecimento mais Habilitação Técnica na área do curso, ambos preferencialmente com formação Pedagógica. |