Área de Atuação ARTES GRÁFICAS

Curso DESIGNER GRÁFICO EDITORIAL

CARGA HORÁRIA TOTAL: 160h

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Componentes Curriculares
Nome Carga Horária Conteúdo Programático Experiência Formação
Fundamentos de Design Editorial 24h

1 CONHECIMENTO APLICADO DE HARDWARE
1.1 Componentes básicos necessários
1.1.1 Componentes básicos necessários
1.1.2 Periféricos básicos necessários
1.2 Periféricos básicos necessários
2 GERENCIAMENTO DE SISTEMA OPERACIONAL
2.1 Procedimentos aplicados
2.2 Planilhas eletrônicas
3 PROJETO GRÁFICO EDITORIAL
3.1 Definição
3.2 Tipos (Digital x Impresso)
3.3 Conceitos de diagramação e editoração
4 PROCESSOS DE IMPRESSÃO
4.1 Digital
4.2 Offset
4.3 Flexografia
4.4 Rotogravura
4.5 Serigrafia
4.6 Sistema de provas
5 SUPORTE
5.1 Celulósico
5.2 Não-Celulósico
6 PÓS IMPRESSÃO
6.1 Tipos
6.2 Aplicações
7 MERCADO
7.1 Cadeia produtiva e profissionais
7.2 Cenário atual e tendências
8 HISTÓRIA DO DESIGN GRÁFICO
8.1 Arts & crafts
8.2 Art nouveau
8.3 Construtivismo
8.4 Dadaísmo
8.5 De Stijl
8.6 Bauhaus
8.7 Futurismo
8.8 Art déco
8.9 Pop art
8.10 Modernismo
8.11 Pós-modernismo
8.12 O design de hoje
9 FORMAÇÃO DA COR
9.1 Espaços de cor
9.1.1 Síntese aditiva
9.1.2 Síntese subtrativa
9.1.3 Classificação das cores
9.1.4 Psicologia das cores
10 SEMIÓTICA
10.1 Signo
11 PROCESSO CRIATIVO
11.1 Ambiente criativo
11.2 Bloqueios da criatividade
11.3 Desenvolvimento da criatividade
11.4 Associações de ideias
11.5 Pesquisa
11.6 Brainstorming
12 PESQUISA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL
13 SOLUÇÕES DE ACESSIBILIDADE
14 POSTURAS PROFISSIONAIS
14.1 Disciplina
14.2 Produtividade
14.3 Cooperação
14.4 Iniciativa
14.5 Criatividade
15 TRABALHO EM EQUIPE
15.1 Trabalho em grupo
15.2 Responsabilidades individuais e coletivas
15.3 Divisão de papéis e responsabilidades
15.4 Compromisso com objetivos e metas
15.5 Relações com o líder
16 CONTROLE EMOCIONAL NO TRABALHO
16.1 Fatores internos e externos
16.2 Autoconsciência
16.3 Inteligência emocional
16.4 Administração de conflitos
17 COORDENAÇÃO DE EQUIPE
17.1 4.1. Definição da organização do trabalho e dos
níveis de autonomia
17.2 Definição da organização do trabalho e dos níveis
de autonomia
17.3 Gestão da Rotina
17.4 Tomada de decisão
18 ÉTICA PESSOAL E PROFISSIONAL
18.1 Responsabilidade
18.2 Honestidade
18.3 Imparcialidade
18.4 Respeito
18.5 Empatia
19 PESQUISA
19.1 Tipos e fontes
19.2 Métodos
19.3 Propriedade intelectual
20 INOVAÇÃO
20.1 Conceito
20.2 Inovação x melhoria
20.3 Visão inovadora
21 FERRAMENTAS PARA GESTÃO EFICAZ DO TEMPO
22 QUALIDADE AMBIENTAL
22.1 Homem e o meio ambiente
22.2 Prevenção à poluição ambiental
22.3 Aquecimento global
22.4 Descarte e reciclagem de resíduos
22.5 Uso racional de recursos e energias disponíveis
22.6 Energias renováveis
23 SEGURANÇA NO TRABALHO
23.1 Comportamento seguro
23.2 Qualidade de vida no trabalho

 

Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional.

Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.

Projeto de Identidade Visual 40h

1 SOFTWARE DE CRIAÇÃO VETORIAL
1.1 Tipos e características
1.2 Interface
1.3 Menus, ferramentas e painéis
1.4 Edição de textos
1.5 Seleção
1.6 Camadas
1.7 Recortes
1.8 Ajustes
1.9 Tratamento de imagens
1.10 Manipulação de imagem
1.11 Composição visual
1.12 Pintura digital
1.13 Formatos de arquivos
1.14 Criação de ícones e elementos gráficos
1.15 Formatos de arquivos
1.15.1 Importação
1.15.2 Exportação
2 MARCA
2.1 Definição
2.2 Características
2.3 Aplicação
2.4 Apresentação
2.4.1 Figurativas
2.4.2 Nominativas
2.4.3 Mistas
2.4.4 Tridimensionais
2.4.5 Legislação de registro de marca
2.4.6 Propriedade intelectual
3 IDENTIDADE VISUAL
3.1 Histórico
3.2 Definição
3.3 Elementos
3.4 Logotipo
3.4.1 Fonético
3.4.2 Tipografia desenhada
3.4.3 Tipografia existente
3.4.4 Tipografia existente modificada
3.5 Símbolos abstratos
3.6 Símbolos figurativos
3.6.1 Baseado em ícones
3.6.2 Baseado em fonogramas
3.6.3 Baseado em ideogramas
3.7 Síntese da forma
3.8 Composição
3.9 Cor
3.10 Etapas de construção
3.10.1 Briefing
3.10.2 Pesquisa
3.10.3 Ideação
3.10.4 Conceituação
3.10.5 Orçamentos
3.10.6 Cronograma
3.10.7 Rafes
3.10.8 Leiaute
4 PADRÕES DE APLICAÇÕES BÁSICAS
4.1 Aplicações tipográficas
4.2 Paletas de cores
4.3 Tamanho mínimo de aplicação
4.4 Área de proteção
4.5 Versão monocromática
4.6 Versão em negativo
4.7 Aplicação em fundo escuro ou colorido
4.8 Aplicações
4.9 Fechamento de arquivo digital
5 NORMAS E PADRÕES TÉCNICOS
6 POSTURAS PROFISSIONAIS
6.1 Disciplina
6.2 Produtividade
6.3 Cooperação
6.4 Iniciativa
6.5 Criatividade
7 TRABALHO EM EQUIPE
7.1 Trabalho em grupo
7.2 Responsabilidades individuais e coletivas
7.3 Divisão de papéis e responsabilidades
7.4 Compromisso com objetivos e metas
7.5 Relações com o líder
8 CONTROLE EMOCIONAL NO TRABALHO
8.1 Fatores internos e externos
8.2 Autoconsciência
8.3 Inteligência emocional
8.4 Administração de conflitos
9 COORDENAÇÃO DE EQUIPE
9.1 Definição da organização do trabalho e dos níveis de
autonomia
9.2 Gestão da Rotina
9.3 Tomada de decisão
10 ÉTICA PESSOAL E PROFISSIONAL
10.1 Responsabilidade
10.2 Honestidade
10.3 Imparcialidade
10.4 Respeito
10.5 Empatia
11 PESQUISA
11.1 Tipos e fontes
11.2 Métodos
11.3 Propriedade intelectual
12 INOVAÇÃO
12.1 Conceito
12.2 Inovação x melhoria
12.3 Visão inovadora
13 FERRAMENTAS PARA
GESTÃO EFICAZ DO TEMPO
14 QUALIDADE AMBIENTAL
14.1 Homem e o meio ambiente
14.2 Prevenção à poluição ambiental
14.3 Aquecimento global
14.4 Descarte e reciclagem de resíduos
14.5 Uso racional de recursos e energias disponíveis
14.6 Energias renováveis
15 SEGURANÇA NO TRABALHO
15.1 Comportamento seguro
15.2 Qualidade de vida no trabalho

 

1.        Controle emocional no trabalho
1.1.        Fatores internos e externos
1.2.        Autoconsciência
1.3.        Inteligência emocional
1.4.        Administração de conflitos

2.        Ética Pessoal e Profissional
2.1.        Responsabilidade
2.2.        Honestidade
2.3.        Imparcialidade
2.4.        Respeito
2.5.        Empatia

3.        Pesquisa
3.1.        Tipos e fontes
3.2.        Métodos
3.3.        Propriedade intelectual

4.        Inovação
4.1.        Conceito
4.2.        Inovação x melhoria
4.3.        Visão inovadora

Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional.

Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.

Projeto de Design Editorial para Mídias Digitais 40h

1 APLICAÇÃO DA IMAGEM NA
INTERFACE
1.1 Captura de imagem
1.2 Características da imagem
1.3 Edição aplicada
1.4 Captura de imagem
1.5 Características da imagem
1.6 Edição aplicada
1.7 Captura de imagem
1.8 Características da imagem
1.9 Edição aplicada
2 SOFTWARE DE DIAGRAMAÇÃO DIGITAL
2.1 Interface
2.2 Menus, ferramentas e painéis
2.3 Bibliotecas
2.4 Configuração do grid
2.5 Página-mestra / template
2.6 Estilos
2.6.1 Parágrafo
2.6.2 Caractere
2.6.3 Tabela
2.7 Numeração automática
2.8 Sumário automático
2.9 Texto em contorno
2.10 Recursos para interação
2.10.1 Botões
2.10.2 Hiperlinks
2.10.3 Animação
2.10.4 Galeria de imagens
2.10.5 Multimídia
2.11 Formatos de arquivos
2.11.1 Importação
2.11.2 Exportação
3 EDITORIAL ELETRÔNICO
3.1 Definição
3.2 Características
3.3 Tipos
3.4 Responsividade e adaptação
3.5 Mídias digitais
3.6 Tecnologias
4 DIAGRAMAÇÃO
4.1 Estrutura
4.1.1 Formato
4.1.2 Espelho
4.1.3 Coluna
4.1.4 Margem
4.1.5 Parágrafo
4.1.6 Numeração
4.1.7 Tabelas
4.1.8 Gráficos
4.1.9 Estilos
4.2 Alinhamentos
4.3 Espaçamentos
4.3.1 Corpo
4.3.2 Entrelinhas
4.3.3 Entre letras
4.3.4 Entre palavras
4.4 Hifenização
4.5 Paginação
4.5.1 Fluxo do texto
4.5.2 Notas de rodapé
4.5.3 Distribuição dos elementos gráficos
4.5.4 Órfãs e viúvas
4.5.5 Responsividade
4.6 Aplicação de elementos audiovisuais
4.6.1 Elementos interativos
4.6.2 Imagem
4.6.3 Áudio
4.6.4 Vídeo
5 VERIFICAÇÃO E FECHAMENTO DE ARQUIVOS
6 PRODUÇÃO DE MOCKUP OU PROTÓTIPO
6.1 Flipbook
6.2 Ebook
6.3 Audiobook
6.4 Formatos digitais online e offline
6.5 Pré-impressão
6.6 Impressão
6.7 Pós-impressão
7 APRESENTAÇÃO
8 POSTURAS PROFISSIONAIS
8.1 Disciplina
8.2 Produtividade
8.3 Cooperação
8.4 Iniciativa
8.5 Criatividade
9 TRABALHO EM EQUIPE
9.1 Trabalho em grupo
9.2 Responsabilidades individuais e coletivas
9.3 Divisão de papéis e responsabilidades
9.4 Compromisso com objetivos e metas
9.5 Relações com o líder
10 CONTROLE EMOCIONAL NO
TRABALHO
10.1 Fatores internos e externos
10.2 Autoconsciência
10.3 Inteligência emocional
10.4 Administração de conflitos
11 COORDENAÇÃO DE EQUIPE
11.1 Definição da organização do trabalho e dos níveis de autonomia
11.2 Gestão da Rotina
11.3 Tomada de decisão
12 ÉTICA PESSOAL E PROFISSIONAL
12.1 Responsabilidade
12.2 Honestidade
12.3 Imparcialidade
12.4 Respeito
12.5 Empatia
13 PESQUISA
13.1 Tipos e fontes
13.2 Métodos
13.3 Propriedade intelectual
14 INOVAÇÃO
14.1 Conceito
14.2 Inovação x melhoria
14.3 Visão inovadora
15 FERRAMENTAS PARA
GESTÃO EFICAZ DO TEMPO
16 QUALIDADE AMBIENTAL
16.1 Homem e o meio ambiente
16.2 Prevenção à poluição ambiental
16.3 Aquecimento global
16.4 Descarte e reciclagem de resíduos
16.5 Uso racional de recursos e energias disponíveis
16.6 Energias renováveis
17 SEGURANÇA NO TRABALHO
17.1 Comportamento seguro
17.2 Qualidade de vida no trabalho

 

Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional.

Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.

Designer Gráfico Editorial 56h

1 DIAGRAMAÇÃO
1.1 Estrutura
1.1.1 Formato
1.1.2 Espelho
1.1.3 Coluna
1.1.4 Margem
1.1.5 Parágrafo
1.1.6 Numeração
1.1.7 Tabelas
1.1.8 Gráficos
1.1.9 Estilos
1.2 Alinhamentos
1.3 Espaçamentos
1.3.1 Corpo
1.3.2 Estrelinhas
1.3.3 Entre letras
1.3.4 Entre palavras
1.4 Hifenização
1.5 Paginação
1.5.1 Fluxo do texto
1.5.2 Notas de rodapé
1.5.3 Distribuição dos
elementos gráficos
1.5.4 Órfãs e viúvas
1.5.5 Responsividade
1.6 Aplicação de elementos
audiovisuais
1.6.1 Elementos interativos
1.6.2 Imagem
1.6.3 Áudio
1.6.4 Vídeo
2 APRESENTAÇÃO
2.1 Técnicas de apresentação
2.2 Definição de local
2.3 Recursos materiais
2.4 Roteiro
2.5 Controle de tempo
2.6 Interação dos participantes
2.7 Planejamento
2.8 Domínio emocional
2.9 Simulação
2.10 Recursos
3 APLICAÇÃO DA IMAGEM NA
INTERFACE
3.1 Captura de imagem
3.2 Características da imagem
3.3 Edição aplicada
3.4 Captura de imagem
3.5 Características da imagem
3.6 Edição aplicada
3.7 Captura de imagem
3.8 Características da imagem
3.9 Edição aplicada
4 PRODUÇÃO DE MOCKUP OU
PROTÓTIPO
4.1 Flipbook
4.2 Ebook
4.3 Audiobook
4.4 Formatos digitais online e
offline
4.5 Pré-impressão
4.6 Impressão
4.7 Pós-impressão
5 SOFTWARE DE
DIAGRAMAÇÃO
5.1 Interface
5.2 Menus, ferramentas e
painéis
5.3 Bibliotecas
5.4 Configuração do grid
5.5 Página-mestra / template
5.6 Estilos
5.6.1 Parágrafo
5.6.2 Caractere
5.6.3 Tabela
5.7 Numeração automática
5.8 Sumário automático
5.9 Texto em contorno
5.10 Recursos para interação
5.10.1 Botões
5.10.2 Hiperlinks
5.10.3 Animação
5.10.4 Galeria de imagens
5.10.5 Multimídia
5.11 Formatos de arquivos
5.11.1 Importação
5.11.2 Exportação
6 EDITORIAL IMPRESSO
6.1 Definição
6.2 Características
6.3 Tipos
6.4 Mídias impressas
6.5 Tecnologias
7 VERIFICAÇÃO E
FECHAMENTO DE ARQUIVOS

 

1.        Controle emocional no trabalho
1.1.        Fatores internos e externos
1.2.        Autoconsciência
1.3.        Inteligência emocional
1.4.        Administração de conflitos

2.        Ética Pessoal e Profissional
2.1.        Responsabilidade
2.2.        Honestidade
2.3.        Imparcialidade
2.4.        Respeito
2.5.        Empatia

3.        Pesquisa
3.1.        Tipos e fontes
3.2.        Métodos
3.3.        Propriedade intelectual

Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional.

Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática.