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Carga Horária |
Conteúdo Programático |
Experiência |
Formação |
Fundamentos de Design Editorial
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24h |
1 CONHECIMENTO APLICADO DE HARDWARE 1.1 Componentes básicos necessários 1.1.1 Componentes básicos necessários 1.1.2 Periféricos básicos necessários 1.2 Periféricos básicos necessários 2 GERENCIAMENTO DE SISTEMA OPERACIONAL 2.1 Procedimentos aplicados 2.2 Planilhas eletrônicas 3 PROJETO GRÁFICO EDITORIAL 3.1 Definição 3.2 Tipos (Digital x Impresso) 3.3 Conceitos de diagramação e editoração 4 PROCESSOS DE IMPRESSÃO 4.1 Digital 4.2 Offset 4.3 Flexografia 4.4 Rotogravura 4.5 Serigrafia 4.6 Sistema de provas 5 SUPORTE 5.1 Celulósico 5.2 Não-Celulósico 6 PÓS IMPRESSÃO 6.1 Tipos 6.2 Aplicações 7 MERCADO 7.1 Cadeia produtiva e profissionais 7.2 Cenário atual e tendências 8 HISTÓRIA DO DESIGN GRÁFICO 8.1 Arts & crafts 8.2 Art nouveau 8.3 Construtivismo 8.4 Dadaísmo 8.5 De Stijl 8.6 Bauhaus 8.7 Futurismo 8.8 Art déco 8.9 Pop art 8.10 Modernismo 8.11 Pós-modernismo 8.12 O design de hoje 9 FORMAÇÃO DA COR 9.1 Espaços de cor 9.1.1 Síntese aditiva 9.1.2 Síntese subtrativa 9.1.3 Classificação das cores 9.1.4 Psicologia das cores 10 SEMIÓTICA 10.1 Signo 11 PROCESSO CRIATIVO 11.1 Ambiente criativo 11.2 Bloqueios da criatividade 11.3 Desenvolvimento da criatividade 11.4 Associações de ideias 11.5 Pesquisa 11.6 Brainstorming 12 PESQUISA DE PROPRIEDADE INTELECTUAL 13 SOLUÇÕES DE ACESSIBILIDADE 14 POSTURAS PROFISSIONAIS 14.1 Disciplina 14.2 Produtividade 14.3 Cooperação 14.4 Iniciativa 14.5 Criatividade 15 TRABALHO EM EQUIPE 15.1 Trabalho em grupo 15.2 Responsabilidades individuais e coletivas 15.3 Divisão de papéis e responsabilidades 15.4 Compromisso com objetivos e metas 15.5 Relações com o líder 16 CONTROLE EMOCIONAL NO TRABALHO 16.1 Fatores internos e externos 16.2 Autoconsciência 16.3 Inteligência emocional 16.4 Administração de conflitos 17 COORDENAÇÃO DE EQUIPE 17.1 4.1. Definição da organização do trabalho e dos níveis de autonomia 17.2 Definição da organização do trabalho e dos níveis de autonomia 17.3 Gestão da Rotina 17.4 Tomada de decisão 18 ÉTICA PESSOAL E PROFISSIONAL 18.1 Responsabilidade 18.2 Honestidade 18.3 Imparcialidade 18.4 Respeito 18.5 Empatia 19 PESQUISA 19.1 Tipos e fontes 19.2 Métodos 19.3 Propriedade intelectual 20 INOVAÇÃO 20.1 Conceito 20.2 Inovação x melhoria 20.3 Visão inovadora 21 FERRAMENTAS PARA GESTÃO EFICAZ DO TEMPO 22 QUALIDADE AMBIENTAL 22.1 Homem e o meio ambiente 22.2 Prevenção à poluição ambiental 22.3 Aquecimento global 22.4 Descarte e reciclagem de resíduos 22.5 Uso racional de recursos e energias disponíveis 22.6 Energias renováveis 23 SEGURANÇA NO TRABALHO 23.1 Comportamento seguro 23.2 Qualidade de vida no trabalho |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Projeto de Identidade Visual
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40h |
1 SOFTWARE DE CRIAÇÃO VETORIAL 1.1 Tipos e características 1.2 Interface 1.3 Menus, ferramentas e painéis 1.4 Edição de textos 1.5 Seleção 1.6 Camadas 1.7 Recortes 1.8 Ajustes 1.9 Tratamento de imagens 1.10 Manipulação de imagem 1.11 Composição visual 1.12 Pintura digital 1.13 Formatos de arquivos 1.14 Criação de ícones e elementos gráficos 1.15 Formatos de arquivos 1.15.1 Importação 1.15.2 Exportação 2 MARCA 2.1 Definição 2.2 Características 2.3 Aplicação 2.4 Apresentação 2.4.1 Figurativas 2.4.2 Nominativas 2.4.3 Mistas 2.4.4 Tridimensionais 2.4.5 Legislação de registro de marca 2.4.6 Propriedade intelectual 3 IDENTIDADE VISUAL 3.1 Histórico 3.2 Definição 3.3 Elementos 3.4 Logotipo 3.4.1 Fonético 3.4.2 Tipografia desenhada 3.4.3 Tipografia existente 3.4.4 Tipografia existente modificada 3.5 Símbolos abstratos 3.6 Símbolos figurativos 3.6.1 Baseado em ícones 3.6.2 Baseado em fonogramas 3.6.3 Baseado em ideogramas 3.7 Síntese da forma 3.8 Composição 3.9 Cor 3.10 Etapas de construção 3.10.1 Briefing 3.10.2 Pesquisa 3.10.3 Ideação 3.10.4 Conceituação 3.10.5 Orçamentos 3.10.6 Cronograma 3.10.7 Rafes 3.10.8 Leiaute 4 PADRÕES DE APLICAÇÕES BÁSICAS 4.1 Aplicações tipográficas 4.2 Paletas de cores 4.3 Tamanho mínimo de aplicação 4.4 Área de proteção 4.5 Versão monocromática 4.6 Versão em negativo 4.7 Aplicação em fundo escuro ou colorido 4.8 Aplicações 4.9 Fechamento de arquivo digital 5 NORMAS E PADRÕES TÉCNICOS 6 POSTURAS PROFISSIONAIS 6.1 Disciplina 6.2 Produtividade 6.3 Cooperação 6.4 Iniciativa 6.5 Criatividade 7 TRABALHO EM EQUIPE 7.1 Trabalho em grupo 7.2 Responsabilidades individuais e coletivas 7.3 Divisão de papéis e responsabilidades 7.4 Compromisso com objetivos e metas 7.5 Relações com o líder 8 CONTROLE EMOCIONAL NO TRABALHO 8.1 Fatores internos e externos 8.2 Autoconsciência 8.3 Inteligência emocional 8.4 Administração de conflitos 9 COORDENAÇÃO DE EQUIPE 9.1 Definição da organização do trabalho e dos níveis de autonomia 9.2 Gestão da Rotina 9.3 Tomada de decisão 10 ÉTICA PESSOAL E PROFISSIONAL 10.1 Responsabilidade 10.2 Honestidade 10.3 Imparcialidade 10.4 Respeito 10.5 Empatia 11 PESQUISA 11.1 Tipos e fontes 11.2 Métodos 11.3 Propriedade intelectual 12 INOVAÇÃO 12.1 Conceito 12.2 Inovação x melhoria 12.3 Visão inovadora 13 FERRAMENTAS PARA GESTÃO EFICAZ DO TEMPO 14 QUALIDADE AMBIENTAL 14.1 Homem e o meio ambiente 14.2 Prevenção à poluição ambiental 14.3 Aquecimento global 14.4 Descarte e reciclagem de resíduos 14.5 Uso racional de recursos e energias disponíveis 14.6 Energias renováveis 15 SEGURANÇA NO TRABALHO 15.1 Comportamento seguro 15.2 Qualidade de vida no trabalho 1. Controle emocional no trabalho 1.1. Fatores internos e externos 1.2. Autoconsciência 1.3. Inteligência emocional 1.4. Administração de conflitos 2. Ética Pessoal e Profissional 2.1. Responsabilidade 2.2. Honestidade 2.3. Imparcialidade 2.4. Respeito 2.5. Empatia 3. Pesquisa 3.1. Tipos e fontes 3.2. Métodos 3.3. Propriedade intelectual 4. Inovação 4.1. Conceito 4.2. Inovação x melhoria 4.3. Visão inovadora |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Projeto de Design Editorial para Mídias Digitais
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40h |
1 APLICAÇÃO DA IMAGEM NA INTERFACE 1.1 Captura de imagem 1.2 Características da imagem 1.3 Edição aplicada 1.4 Captura de imagem 1.5 Características da imagem 1.6 Edição aplicada 1.7 Captura de imagem 1.8 Características da imagem 1.9 Edição aplicada 2 SOFTWARE DE DIAGRAMAÇÃO DIGITAL 2.1 Interface 2.2 Menus, ferramentas e painéis 2.3 Bibliotecas 2.4 Configuração do grid 2.5 Página-mestra / template 2.6 Estilos 2.6.1 Parágrafo 2.6.2 Caractere 2.6.3 Tabela 2.7 Numeração automática 2.8 Sumário automático 2.9 Texto em contorno 2.10 Recursos para interação 2.10.1 Botões 2.10.2 Hiperlinks 2.10.3 Animação 2.10.4 Galeria de imagens 2.10.5 Multimídia 2.11 Formatos de arquivos 2.11.1 Importação 2.11.2 Exportação 3 EDITORIAL ELETRÔNICO 3.1 Definição 3.2 Características 3.3 Tipos 3.4 Responsividade e adaptação 3.5 Mídias digitais 3.6 Tecnologias 4 DIAGRAMAÇÃO 4.1 Estrutura 4.1.1 Formato 4.1.2 Espelho 4.1.3 Coluna 4.1.4 Margem 4.1.5 Parágrafo 4.1.6 Numeração 4.1.7 Tabelas 4.1.8 Gráficos 4.1.9 Estilos 4.2 Alinhamentos 4.3 Espaçamentos 4.3.1 Corpo 4.3.2 Entrelinhas 4.3.3 Entre letras 4.3.4 Entre palavras 4.4 Hifenização 4.5 Paginação 4.5.1 Fluxo do texto 4.5.2 Notas de rodapé 4.5.3 Distribuição dos elementos gráficos 4.5.4 Órfãs e viúvas 4.5.5 Responsividade 4.6 Aplicação de elementos audiovisuais 4.6.1 Elementos interativos 4.6.2 Imagem 4.6.3 Áudio 4.6.4 Vídeo 5 VERIFICAÇÃO E FECHAMENTO DE ARQUIVOS 6 PRODUÇÃO DE MOCKUP OU PROTÓTIPO 6.1 Flipbook 6.2 Ebook 6.3 Audiobook 6.4 Formatos digitais online e offline 6.5 Pré-impressão 6.6 Impressão 6.7 Pós-impressão 7 APRESENTAÇÃO 8 POSTURAS PROFISSIONAIS 8.1 Disciplina 8.2 Produtividade 8.3 Cooperação 8.4 Iniciativa 8.5 Criatividade 9 TRABALHO EM EQUIPE 9.1 Trabalho em grupo 9.2 Responsabilidades individuais e coletivas 9.3 Divisão de papéis e responsabilidades 9.4 Compromisso com objetivos e metas 9.5 Relações com o líder 10 CONTROLE EMOCIONAL NO TRABALHO 10.1 Fatores internos e externos 10.2 Autoconsciência 10.3 Inteligência emocional 10.4 Administração de conflitos 11 COORDENAÇÃO DE EQUIPE 11.1 Definição da organização do trabalho e dos níveis de autonomia 11.2 Gestão da Rotina 11.3 Tomada de decisão 12 ÉTICA PESSOAL E PROFISSIONAL 12.1 Responsabilidade 12.2 Honestidade 12.3 Imparcialidade 12.4 Respeito 12.5 Empatia 13 PESQUISA 13.1 Tipos e fontes 13.2 Métodos 13.3 Propriedade intelectual 14 INOVAÇÃO 14.1 Conceito 14.2 Inovação x melhoria 14.3 Visão inovadora 15 FERRAMENTAS PARA GESTÃO EFICAZ DO TEMPO 16 QUALIDADE AMBIENTAL 16.1 Homem e o meio ambiente 16.2 Prevenção à poluição ambiental 16.3 Aquecimento global 16.4 Descarte e reciclagem de resíduos 16.5 Uso racional de recursos e energias disponíveis 16.6 Energias renováveis 17 SEGURANÇA NO TRABALHO 17.1 Comportamento seguro 17.2 Qualidade de vida no trabalho |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |
Designer Gráfico Editorial
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56h |
1 DIAGRAMAÇÃO 1.1 Estrutura 1.1.1 Formato 1.1.2 Espelho 1.1.3 Coluna 1.1.4 Margem 1.1.5 Parágrafo 1.1.6 Numeração 1.1.7 Tabelas 1.1.8 Gráficos 1.1.9 Estilos 1.2 Alinhamentos 1.3 Espaçamentos 1.3.1 Corpo 1.3.2 Estrelinhas 1.3.3 Entre letras 1.3.4 Entre palavras 1.4 Hifenização 1.5 Paginação 1.5.1 Fluxo do texto 1.5.2 Notas de rodapé 1.5.3 Distribuição dos elementos gráficos 1.5.4 Órfãs e viúvas 1.5.5 Responsividade 1.6 Aplicação de elementos audiovisuais 1.6.1 Elementos interativos 1.6.2 Imagem 1.6.3 Áudio 1.6.4 Vídeo 2 APRESENTAÇÃO 2.1 Técnicas de apresentação 2.2 Definição de local 2.3 Recursos materiais 2.4 Roteiro 2.5 Controle de tempo 2.6 Interação dos participantes 2.7 Planejamento 2.8 Domínio emocional 2.9 Simulação 2.10 Recursos 3 APLICAÇÃO DA IMAGEM NA INTERFACE 3.1 Captura de imagem 3.2 Características da imagem 3.3 Edição aplicada 3.4 Captura de imagem 3.5 Características da imagem 3.6 Edição aplicada 3.7 Captura de imagem 3.8 Características da imagem 3.9 Edição aplicada 4 PRODUÇÃO DE MOCKUP OU PROTÓTIPO 4.1 Flipbook 4.2 Ebook 4.3 Audiobook 4.4 Formatos digitais online e offline 4.5 Pré-impressão 4.6 Impressão 4.7 Pós-impressão 5 SOFTWARE DE DIAGRAMAÇÃO 5.1 Interface 5.2 Menus, ferramentas e painéis 5.3 Bibliotecas 5.4 Configuração do grid 5.5 Página-mestra / template 5.6 Estilos 5.6.1 Parágrafo 5.6.2 Caractere 5.6.3 Tabela 5.7 Numeração automática 5.8 Sumário automático 5.9 Texto em contorno 5.10 Recursos para interação 5.10.1 Botões 5.10.2 Hiperlinks 5.10.3 Animação 5.10.4 Galeria de imagens 5.10.5 Multimídia 5.11 Formatos de arquivos 5.11.1 Importação 5.11.2 Exportação 6 EDITORIAL IMPRESSO 6.1 Definição 6.2 Características 6.3 Tipos 6.4 Mídias impressas 6.5 Tecnologias 7 VERIFICAÇÃO E FECHAMENTO DE ARQUIVOS 1. Controle emocional no trabalho 1.1. Fatores internos e externos 1.2. Autoconsciência 1.3. Inteligência emocional 1.4. Administração de conflitos 2. Ética Pessoal e Profissional 2.1. Responsabilidade 2.2. Honestidade 2.3. Imparcialidade 2.4. Respeito 2.5. Empatia 3. Pesquisa 3.1. Tipos e fontes 3.2. Métodos 3.3. Propriedade intelectual |
Seis meses como instrutor, tutor, professor e/ou consultor na área específica, devidamente comprovada. Preferencialmente Planejamento das aulas com situações de aprendizagem desafiadoras; Conhecimento de formação para competência profissional. |
Habilitação Técnica e / ou Aprendizagem Industrial na área do curso; Conhecimento em informática. |